O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares. A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Desde então, todo mês de março o mundo se volta para esta doença, que mata mundialmente 2 milhões de pessoas por ano.
Tuberculose
É transmitida de pessoa a pessoa, principalmente, pelo ar e avança nos segmentos mais vulneráveis da população, crescendo acentuadamente nas periferias, nos bolsões de pobreza, entre a população de rua, pessoas privadas de liberdade e pessoas vivendo com o HIV/Aids sendo a co-infecção a primeira causa de morte em pessoas com HIV/Aids.
Desde a década de 40 são utilizadas as mesmas medicações que, quando realizadas conforme preconizada no Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose (dois meses de fase de ataque com quatro drogas e quatro meses com duas drogas que é a fase de manutenção para matar os bacilos mais resistentes), o indivíduo tem cura de 100%. Ou seja, a informação sobre a doença contribui para o diagnóstico mais precoce, quebrando a cadeia de transmissão, levando à cura e diminuindo o risco de resistência.
Transmissão
A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa. Quando o doente tosse, fala ou espirra, ele espalha no ar pequenas gotas onde ficam armazenados os micróbios. Dessa forma, uma pessoa com boa saúde, que respire este ar, pode levar a bactéria para os pulmões. Portanto, a doença não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo copo, pelos talheres, pela roupa.
A tuberculose atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do nosso corpo.
Sintomas
Enfatiza-se a divulgação dos principais sintomas da tuberculose para os indivíduos com tosse com ou sem expectoração (catarro) há mais de três semanas, emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, perda de apetite, sudorese noturna, são os principais sintomas da tuberculose que uma unidade de saúde básica deve buscar para realização do exame de baciloscopia do escarro – oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).