02/01/2014 - Sala de espera com instruções para limpeza da caixa d´água, cuidados em situções de chuvas e hepatite A.

Na ocorrência de chuvas fortes, enchentes e/ou alagamentos, as águas provenientes das mesmas podem se misturar com o esgoto, urina de rato e sujeira das ruas. Um momento crítico ocorre após a diminuição das chuvas, pois as águas baixam e a lama acumula um grande número de microorganismos.

O que é Hepatite A?
A Hepatite A é uma doença aguda do fígado de início súbito causada por um vírus (vírus da Hepatite A) transmitido através de água, alimentos e objetos contaminados por fezes que são levados a boca ou pelo contato pessoa a pessoa.
É mais comum em crianças que frequentam creches, pré-escolas e escolas infantis e em locais onde o saneamento básico é precário ou que não haja tratamento da água.

Sinais e Sintomas
Os principais sintomas da Hepatite A são: febre, icterícia (pele e olhos amarelados), dor abdominal, mal estar, falta de apetite, fezes esbranquiçadas, colúria (urina escura – “urina cor de coca-cola”), náuseas e vômitos.


Tratamento
Não há um tratamento específico para a Hepatite A, porém recomenda-se evitar substâncias que afetam o fígado, tais como alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.
Existe uma vacina preventiva, mas ela ainda não foi recomendada pela Organização Mundial de Saúde para vacinação em massa

ATENÇÃO!!
É importante ferver a água que será utilizada para beber e lavar utensílios e superfícies da cozinha, assim como a água utilizada na higiene das mãos e higiene pessoal.
Caso não seja possível ferver, utilizar água de uma fonte que não tenha sido contaminada por esgoto e realizar a filtração (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo) e posterior tratamento com hipoclorito de sódio (2,5%).

Lembrando o uso da Água Sanitária:
Atividade Água sanitária
(hipoclorito de sódio 2,5%) Água Tempo de descanso
Limpeza de pisos, paredes e bancadas 400 ml (02 xícaras de chá). 20 L (01 balde) 30 minutos
Limpeza de caixas d`água 01 L 1000 L 02 horas
Água para beber 02 gotas 01 L de água filtrada 15 minutos
Limpeza de frutas, verduras e legumes 01 colher de sopa 01 L de água 10 minutos
Limpeza de utensílios domésticos / embalagens de alimentos 02 colheres de sopa 01 L de água 15 minutos

Como se prevenir?
1. Cozinhe bem todos os alimentos. O calor mata os vírus, as bactérias e vários microorganismos que causam as doenças. Beba somente água fervida ou tratada.
2. Lave bem e desinfete as frutas e verduras. Só descasque as frutas depois de lavadas e desinfetadas.
4. Lave bem as mãos antes de preparar os alimentos, e antes e após as refeições. Lave bem as mãos toda vez que trocar fraldas ou lidar com fezes ou secreções, ou lixo.

IMPORTANTE!!
Na manifestação de qualquer sintoma sugestivo da hepatite procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Em casos de crianças que frequentam escola e ou creches comunicar a direção da instituição para a adoção de medidas de prevenção de novos casos. Para identificar a unidade de saúde mais próxima, pode-se consultar o site http://www.subpav.org/ondeseratendido/ ou ligar para o número 1746.

A hepatite A é uma doença benigna que pode ser evitada através da adoção de medidas de higiene básicas. Siga as orientações e previna-se contra esta doença.
Ao entrar em contato com água contaminada durante uma enchente a população fica sujeita a doenças, como diarréia, febre tifóide, hepatite A, leptospirose, podendo ainda sofrer acidentes com animais peçonhentos.












Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Dezenove de Abril, S/N - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3336-1964

Tecnologia do Blogger.