16/04/2012 - Atenção às grávidas cariocas

Município amplia cobertura do Cegonha Carioca em comunidades pacificadas.

Atenção às grávidas cariocas será reforçada com abertura de três maternidades

14/04/2012  » Autor: Flávia David / Fotos: Beth Santos

As comunidades pacificadas da Zona Sul têm agora mais um motivo para se orgulhar: as futuras mamães do Chapéu Mangueira/Babilônia (Leme), Santa Marta (Botafogo), Vidigal (São Conrado) e Vila Canoas (também em São Conrado) terão direito a transporte e assistência no momento de dar à luz. E isto só será possível graças à expansão da cobertura de ambulâncias do Programa Cegonha Carioca, anunciada neste sábado, dia 14, pelo prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, durante cerimônia realizada na comunidade do Leme. A partir de agora, com a ampliação do serviço, 38 bairros da cidade passam a contar com os veículos, que já realizam este tipo de atendimento na Rocinha, Santa Cruz, Sepetiba, Paciência, Complexo do Alemão e a região de Madureira e adjacências.

Com investimento total de R$ 17 milhões, o Programa Cegonha Carioca é um projeto pioneiro e já beneficiou mais de 700 gestantes. Até o fim deste ano, o transporte será levado para toda a cidade, beneficiando mais de 50 mil gestantes por ano, que, além de poder contar com as ambulâncias, receberão enxoval completo se fizerem todos os exames de pré-natal durante a gravidez.

Ao lado do secretário, o prefeito do Rio destacou os benefícios do programa, bem como a importância de se acompanhar a gestação com exames pré-natal:

- É fundamental que as grávidas façam os exames de pré-natal. Por isso, oferecemos toda essa estrutura às futuras mães, para que tenham seus filhos com total segurança e atendimento de qualidade. O kit que distribuímos nada mais é do que uma forma de recompensar as mães que cuidam da saúde de seus bebês. Portanto, trata-se de um programa que tem relação direta com a saúde e muito a ver com o respeito – disse Paes, completando que este trabalho se consolidará, ainda mais, com a abertura das três novas maternidades da cidade: no Hospital Pedro II, em Santa Cruz; ao lado do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro; e no Hospital da Mulher, em Bangu.

O secretário municipal de Saúde também falou sobre a importância do programa:

- É um incentivo para que as gestantes cumpram o pré-natal, uma iniciativa que nos deixa muito feliz, principalmente pela oportunidade que oferecemos de que cada futura mamãe tenha o direito de conhecer a maternidade onde terá o seu bebê e de chamar uma ambulância específica, dedicada ao programa, para transportá-la à maternidade.

Grávida de sete meses de uma menina, Daiane dos Santos, moradora do Chapéu Mangueira, é só elogios para atendimento que recebe na Clínica da Família da Babilônia.

- Faço meu pré-natal naquela unidade desde o 3º mês de gestação e o atendimento é excelente. Minhas consultas são marcadas, acontecem pontualmente e todos os exames são realizados na própria clínica. Infelizmente não pude contar com esses benefícios durante a gestação de meu primeiro filho, que tem sete anos. Ter uma ambulância que te pegue em casa, e vai te dando assistência durante o caminho, dá uma segurança enorme - disse a futura mamãe da Lana.

No programa, as gestantes realizam o pré-natal em unidades da rede básica municipal, recebem o Passaporte Cegonha, onde fica registrada a maternidade de referência para a realização do parto. Na hora do nascimento do bebê, fazem o deslocamento em uma ambulância exclusive do programa. Após o nascimento, as fotos dos recém-nascidos nas maternidades municipais podem ser acessadas no site da Prefeitura do Rio (www.rio.rj.gov.br). Amigos e familiares podem obter informações como peso, altura, data e horário do nascimento.

A Prefeitura do Rio tem como meta a redução da mortalidade materno-infantil. Para isso, vem investindo em ações de prevenção e promoção da saúde que já apresentam resultados. As taxas tiveram queda de 2009 para 2010. A mortalidade infantil caiu de 13,6 para 12,7 mil nascidos vivos e a materna de 71,1 para 51,9 por cem mil nascidos vivos. A cidade do Rio tem, em média, 80 mil nascimentos por ano. Destes, 70% são realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).


Projeto Morar Carioca Verde no Chapéu Mangueira/Babilônia:


Durante sua visita à comunidade Chapéu Mangueira, o prefeito do Rio, acompanhado do secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, visitou as obras da unidade habitacional que está sendo erguida pela Secretaria Municipal de Habitação (SMH), através do Programa Morar Carioca Verde.

As intervenções nas duas comunidades serão apresentadas pela Prefeitura como modelos em práticas de sustentabilidade na Rio + 20, conferência internacional sobre meio ambiente que será realizada de 4 a 6 de junho de 2012 (20 anos após a Rio 92). As localidades serão beneficiadas com soluções ambientais que envolvem implantação de infraestrutura, acessibilidade e construção de moradias. Coordenada pela Secretaria Municipal de Habitação, o Programa Morar Carioca da comunidade soma investimentos de R$ 43,4 milhões.

Entre as medidas, destacam-se a utilização de materiais alternativos que não impermeabilizam o solo, como piso drenante e microjardinagem, iluminação pública em LED, coleta seletiva de lixo e energia solar. Além disso, os prédios serão construídos com estrutura metálica reciclada, tijolo ecológico, reuso das águas das chuvas e dos esgotos tratados nos vasos sanitários.

Trabalhando em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e com a ONU-Habitat, a proposta da Prefeitura é que as práticas de sustentabilidade adotadas nessa duas comunidades sejam aplicadas em outras áreas carentes beneficiadas pelo Programa Morar Carioca.

Ao final da visita, Paes visitou o Bar do David, no Chapéu Mangueira, que integra o perímetro de vias que serão beneficiadas pelo Morar Carioca Verde naquela comunidade. O estabelecimento está participando do concurso “Comida Di Buteco”, apoiado pela Prefeitura do Rio, por intermédio da Riotur. No local, ele depositou seu voto na urna do concurso e provou o bolinho de frutos do mar, que concorre ao prêmio.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Dezenove de Abril, S/N - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3336-1964

Tecnologia do Blogger.