Desfile das Escolas Mirins abre oficialmente o carnaval na Sapucaí
Dezessete agremiações infantis estream o novo Sambódromo do Rio
17/02/2012 » Autor: Texto: Juliana Romar / Fotos: AF Rodrigues
O Carnaval 2012 na Sapucaí foi aberto oficialmente no final da tarde desta sexta-feira, dia 17, com os desfiles das Escolas de Samba Mirins. A Corte Real do Carnaval – com o Rei Momo, a rainha e as princesas - acompanhou de perto a passagem das agremiações. O prefeito Eduardo Paes também prestigiou a abertura, acompanhado pela primeira-dama, Cristine Paes, e pelos filhos, Isabela e Bernardo, além do secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.
Dezessete agremiações, muitas delas oriundas de tradicionais escolas de samba do grupo Especial e de Acesso, passam este ano pelo novo Sambódromo – projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
- Estamos abrindo esse carnaval com o Sambódromo totalmente novo e está tudo pronto para a festa. É um Sambódromo unificado, com as suas dimensões originais, com capacidade para mais 12,5 mil pessoas. É muito bonito olhar para esses desfiles aqui e ver as pessoas nos dois lados das arquibancadas, com uma nova visão da Sapucaí, sentindo uma emoção diferente – destacou o secretário Antonio Pedro.
A primeira escola a passar pela avenida foi a Inocentes da Caprichosos, que este ano trouxe o enredo "Água pra benzer, água pra beber, água pra banhar. Só não pode faltar! A Inocentes bebe dessa fonte". Em seguida foi a vez da Aprendizes do Salgueiro, Mel do Futuro e Infantes do Lins.
Com um passeio pela Matemática, a Corações Unidos do Ciep foi a quinta a desfilar. A escola mostrou a ciência desde o seu surgimento, no Egito antigo, até sua utilização no dia a dia, principalmente nas brincadeiras infantis. A agremiação integra o projeto Escola de Bamba, da Prefeitura do Rio, em que as unidades educacionais do municipio trabalham com os alunos os valores culturais do carnaval, através de ações de caráter pedagógico. Durante todo o ano letivo, os professores desenvolvem com os estudantes diversos trabalhos que são levados para a avenida. Toda a produção, desde a composição do samba até a criação das fantasias e alegorias é feita pela criançada.
Com o enredo “Me conta quantas contas que eu te conto quantos contos”, a escola mirim levou este ano para a Sapucaí 2.600 componentes, de 45 escolas municipais, divididos em 16 alas.
Passam também pela avenida as escolas Ainda Existem Crianças na Vila Kennedy, Nova Geração do Estácio de Sá, Império do Futuro, Herdeiros da Vila, Filhos da Águia, Miúda da Cabuçu, Pimpolhos da Grande Rio, Mangueira do Amanhã, Planeta Golfinhos da Guanabara, Tijuquinha do Borel, Petizes da Penha e Estrelinha da Mocidade.