CMS ATHAYDE JOSÉ DA FONSECA

Av. Dezenove de Abril - Bangu - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21864-440 | ☎ Telefone: (21) 3336-1964
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Lívia Cardoso Gomes Rosa | CNES 2270463 - ESF: 06 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

22/02/2012 - Postos médicos realizam 154 atendimentos e Vigilância Sanitária inutiliza 40 litros de sorvete

22/02/2012 - Postos médicos realizam 154 atendimentos e Vigilância Sanitária inutiliza 40 litros de sorvete

Postos médicos realizam 154 atendimentos e Vigilância Sanitária inutiliza 40 litros de sorvete

22/02/2012

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) realizou, até as 2h15, 154 atendimentos nos postos médicos do Sambódromo e Terreirão do Samba, no desfile das escolas do Grupo B. Na madrugada, cinco transferências foram realizadas para os hospitais municipais Souza Aguiar, Salgado Filho, Miguel Couto e Rocha Maia.

A Vigilância Sanitária realizou 13 vistorias em estabelecimentos de alimentação no Sambódromo nessa noite de terça-feira, inutilizou 40L de sorvete no Bob´s e aplicou dois autos de infração: um por temperatura inadequada e outro por falta de higiene. 

22/02/2012 - Liberado trânsito nas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco

22/02/2012 - Liberado trânsito nas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco

Liberado trânsito nas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco

22/02/2012

O Centro de Operações Rio informa que as avenidas Presidente Vargas e Rio Branco acabam de ser liberadas ao tráfego após as interdições realizadas para os desfiles das escolas de samba. Nesta operação, o Centro de Operações utilizou 20 painéis de mensagens variáveis entre fixos e móveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as condições do tráfego. Além disso, houve o monitoramento de toda a área do evento com 70 câmeras, implantando ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.
No momento, o trânsito é normal em ambas as vias

22/02/2012 - Comlurb avisa: Xixi na rua, Não!

22/02/2012 - Comlurb avisa: Xixi na rua, Não!

Comlurb avisa: Xixi na rua, Não!

Após a passagem dos blocos, os garis entram varrendo e a equipe da lavagem vai atrás limpando e aplicando a loção desodorizante

17/02/2012

A Comlurb reedita neste carnaval a campanha “Xixi na rua, Não!”, que lembra aos foliões que não se deve urinar nas ruas. A programação visual criada pela Companhia está adesivada nas dez kombis lava a jato e nos 60 pulverizadores portáteis. Após a passagem dos blocos, os garis entram varrendo e a equipe da lavagem vai atrás limpando e aplicando a loção desodorizante. No fim do serviço, a Comlurb entrega as ruas limpas e cheirosas para moradores e turistas

22/02/2012 - Desfile das Escolas Mirins abre oficialmente o carnaval na Sapucaí

22/02/2012 - Desfile das Escolas Mirins abre oficialmente o carnaval na Sapucaí

Desfile das Escolas Mirins abre oficialmente o carnaval na Sapucaí

Dezessete agremiações infantis estream o novo Sambódromo do Rio

17/02/2012  » Autor: Texto: Juliana Romar / Fotos: AF Rodrigues

Foto: AF RodriguesO Carnaval 2012 na Sapucaí foi aberto oficialmente no final da tarde desta sexta-feira, dia 17, com os desfiles das Escolas de Samba Mirins. A Corte Real do Carnaval – com o Rei Momo, a rainha e as princesas - acompanhou de perto a passagem das agremiações. O prefeito Eduardo Paes também prestigiou a abertura, acompanhado pela primeira-dama, Cristine Paes, e pelos filhos, Isabela e Bernardo, além do secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.
Dezessete agremiações, muitas delas oriundas de tradicionais escolas de samba do grupo Especial e de Acesso, passam este ano pelo novo Sambódromo – projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

- Estamos abrindo esse carnaval com o Sambódromo totalmente novo e está tudo pronto para a festa. É um Sambódromo unificado, com as suas dimensões originais, com capacidade para mais 12,5 mil pessoas. É muito bonito olhar para esses desfiles aqui e ver as pessoas nos dois lados das arquibancadas, com uma nova visão da Sapucaí, sentindo uma emoção diferente – destacou o secretário Antonio Pedro.

A primeira escola a passar pela avenida foi a Inocentes da Caprichosos, que este ano trouxe o enredo "Água pra benzer, água pra beber, água pra banhar. Só não pode faltar! A Inocentes bebe dessa fonte". Em seguida foi a vez da Aprendizes do Salgueiro, Mel do Futuro e Infantes do Lins.

Foto: AF RodriguesCom um passeio pela Matemática, a Corações Unidos do Ciep foi a quinta a desfilar. A escola mostrou a ciência desde o seu surgimento, no Egito antigo, até sua utilização no dia a dia, principalmente nas brincadeiras infantis. A agremiação integra o projeto Escola de Bamba, da Prefeitura do Rio, em que as unidades educacionais do municipio trabalham com os alunos os valores culturais do carnaval, através de ações de caráter pedagógico. Durante todo o ano letivo, os professores desenvolvem com os estudantes diversos trabalhos que são levados para a avenida. Toda a produção, desde a composição do samba até a criação das fantasias e alegorias é feita pela criançada.

Com o enredo “Me conta quantas contas que eu te conto quantos contos”, a escola mirim levou este ano para a Sapucaí 2.600 componentes, de 45 escolas municipais, divididos em 16 alas.

Passam também pela avenida as escolas Ainda Existem Crianças na Vila Kennedy, Nova Geração do Estácio de Sá, Império do Futuro, Herdeiros da Vila, Filhos da Águia, Miúda da Cabuçu, Pimpolhos da Grande Rio, Mangueira do Amanhã, Planeta Golfinhos da Guanabara, Tijuquinha do Borel, Petizes da Penha e Estrelinha da Mocidade.  

17/02/2012 - Prefeitura do Rio entrega reforma da Escola Tasso da Silveira.

17/02/2012 - Prefeitura do Rio entrega reforma da Escola Tasso da Silveira.

Educação
Prefeitura do Rio entrega reforma da Escola Tasso da Silveira

Com investimento de R$ 9 milhões, unidade passou por mudança de acesso e construção de prédio anexo

13/02/2012  » Autor: Flávia David / Fotos: Beth Santos

Foto: Beth SantosA Prefeitura do Rio inaugurou nesta segunda-feira, dia 13, a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, totalmente reformulada. Orçadas em R$ 9 milhões, as obras foram executadas pela RioUrbe e adequaram a unidade ao modelo de escola padrão, atendendo ao programa pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Oprefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, além de familiares e amigos dos alunos, acompanharam o início do ano letivo na unidade.

Após visitar as instalações da escola, o prefeito do Rio afirmou que a reformulação da unidade será fundamental para que seus 986 alunos não tenham receio de retornar:

- Por toda a complexidade do que aconteceu aqui no ano passado, essa escola precisou ser refundada. Criamos um ambiente propício para que as crianças que estudam aqui tenham vontade de vir pra cá. Não será um processo simples de ser superado, mas esperamos superá-lo com esforço e com garra - afirmou Eduardo Paes, completando que a prefeitura intensificou a contratação de porteiros e inspetores nas escolas da rede, mas que as unidades continuarão abertas à população:

- A maioria das nossas escolas já conta com porteiro. O que a gente quer é criar um ambiente em que a comunidade possa estar presente, um espaço seguro. Não vamos transformar as nossas escolas em fortalezas. A escola tem que significar um espaço agradável e é assim que a gente vai manter - concluiu Paes.Foto: Beth Santos

A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, classificou a reabertura da Tasso da Silveira como um “recomeço”:

- A escola passou por momentos muito difíceis, mas, ao mesmo tempo, a vida triunfa e, de fato, recomeça. Teremos um novo tempo aqui, com certeza, e com muito mais aprendizagem. Renovamos completamente este prédio, que recebeu laboratórios de ciências e de informática, além de salas multiuso. Por isso, não há nada mais bonito do que começar o ano letivo de 2012 nessa escola - afirmou a secretária. Ainda segundo ela, apesar da tragédia ocorrida no último ano o índice de procura por vagas na unidade aumentou.

- Tivemos uma ampliação no número de alunos nessa escola. Mais de cem alunos quiseram vir pra cá. Apesar de tudo o que aconteceu, essa escola tem uma história. É uma unidade de muito bom nível, que já formou milhares de pessoas - disse Claudia Costin, reforçando que a unidade teve as marcas da tragédia apagadas.

- Deixamos a escola sem lembranças do acontecido. As duas salas onde a fatalidade aconteceu, por exemplo, foram desativadas e deram lugar a outras instalações - concluiu a secretária.

Foto: Beth SantosAs intervenções na Escola Municipal Tasso da Silveira, inaugurada em 26 de fevereiro de 1971, começou pela mudança do acesso principal para a Rua Jornalista Marques Lisboa.

A sala de aula onde ocorreu a tragédia teve as paredes demolidas e virou área de passagem para um prédio anexo, que possui quatro andares e conta com sala de informática, biblioteca, laboratório de ciências, auditório com capacidade para 100 pessoas, além de uma sala multiuso para aulas de dança e karatê. O acesso é feito através de passarelas cobertas que terão ligação com todos os andares do prédio principal da escola, além de uma ampla escada e elevador para acesso de pessoas com deficiência.

A reforma também contemplou o prédio principal. As 15 salas de aula foram equipadas com novos quadros escolares, murais, armários, instalações para computadores e projetores. Para melhorar o conforto térmico e acústico, todas as salas foram climatizadas com ar condicionado e receberam forro acústico.

A fachada principal ganhou destaque com um trabalho em mosaico feito pelos alunos e funcionários, o que fez com que eles se sentissem parte da reconstrução da escola. O grande painel leva os dizeres "Escola Agora, Escola Ágora". Além disso, um painel com mais de mil de azulejos pintados pela comunidade escolar foi instalado do pátio até a parte externa da escola.Foto: Beth Santos

O projeto para a modernização da E.M. Tasso da Silveira contou, ainda, com a incorporação de parte da praça ao terreno da escola, criando um espaço mais amplo para os alunos e a população de todas as idades. O espaço externo abrigará a sequência do painel de azulejos pintados pelos alunos e funcionários, equipamentos de ginástica para a terceira idade e mesas de jogos.

A escola atende cerca de mil alunos do 4º ao 9º durante o dia e, no turno da noite, cerca de 250 alunos.

Informações: Secretaria Municipal de Educação e RioUrbe.

17/02/2012 - Sorteio de Ingressos

17/02/2012 - Sorteio de Ingressos

Sorteio de Ingressos



 




A Prefeitura do Rio sorteou para o Carnaval o total de 9.400 ingressos, divididos entre servidores (ativos e inativos) e acompanhantes. Foram 3.500 para o Terreirão do Samba e 5.900 para os Desfiles das Escolas de Samba dos Grupos de Acesso A (dia 18/2) e B (dia 21/2).

Os ingressos para o Sambódromo, no dia 18, sábado, serão para as arquibancadas especiais (1.000) e arquibancadas populares (2.000), obedecendo à ordem dos sorteados. No dia 21, terça-feira, todos os 2.900 ingressos serão para arquibancadas especiais.

ATENÇÃO: OS INGRESSOS PARA O TERREIRÃO DO SAMBA NOS DIAS 19, 20, 21, 24 e 25/2, SERÃO ENTREGUES SOMENTE NO DIA 16/2  (QUINTA-FEIRA),  DAS 9 ÀS 18H.

TODOS OS DEMAIS INGRESSOS, INCLUINDO OS DO SAMBÓDROMO, ESTARÃO DISPONÍVEIS NOS DIAS 15 e 16/2.


Horários

Shows no Terreirão do Samba - 20h (início)
Desfile do Grupo de Acesso A - 21h (início)
Desfile do Grupo de Acesso B - 20h (início)

Quem participou

Todos os servidores ativos e inativos da administração direta e indireta (empresas, fundações e autarquias).

Como participaram

As inscrições foram feitas através do Portal da Prefeitura  a partir de 0h do dia 11/2 até às 17h30min do dia 14/2.

Datas

Inscrições: de 11 a 14/2
Sorteio: dia 14/2, às 18h

Divulgação dos Contemplados

Através do portal da Prefeitura, a partir de 19h do dia 14/2 e no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro de 15/2. A divulgação está sendo realizada pelo nome e número de inscrição do servidor ou aposentado.

Data e Local de Entrega

Dias 15 e 16/2, das 9h às 18h.  Entrada principal do prédio da Prefeitura do Rio – Centro Administrativo São Sebastião (CASS), Rua Afonso Cavalcanti, 455, térreo – Cidade Nova. Os ingressos para o Terreirão do Samba nos dias 19, 20, 21, 24 e 25/2, serão entregues somente no dia 16/2  (quinta-feira),  das 9 às 18h.

Observações

Os ingressos poderão ser retirados pelo próprio servidor/aposentado ou representante, desde que apresente documentos que identifiquem o servidor/aposentado sorteado: crachá da Prefeitura ou contracheque e documento de identidade.

Atenção

É indispensável a apresentação do documento de identidade do servidor/aposentado, mesmo sendo o próprio.
Quem não retirar o ingresso no local determinado até às 18h do dia 16/02, impreterivelmente, perderá o direito ao ingresso.

17/02/2012 - Funcionamento das unidades de saúde durante o feriado

17/02/2012 - Funcionamento das unidades de saúde durante o feriado

Funcionamento das unidades de saúde durante o feriado

Secretaria de Saúde divulga as unidades que estarão funcionando 24 horas na cidade

16/02/2012

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil informa que nos pontos facultativos dos dias 20 e 22 de fevereiro, e no feriado de Carnaval, no dia 21 de fevereiro, os hospitais de emergência e unidades 24 horas funcionarão ininterruptamente. Os postos de saúde não abrirão de sábado a terça-feira, e na quarta-feira de cinzas, dia 22, funcionarão a partir das 13h.

Veja as unidades que estarão funcionando no restante da cidade, 24 horas:

- Hospital Municipal Souza Aguiar - Centro
- Hospital Municipal Miguel Couto - Gávea
- Hospital Municipal Salgado Filho - Méier
- Hospital Municipal Lourenço Jorge - Barra da Tijuca
- Hospital Municipal Paulino Werneck - Ilha do Governador
- Hospital Municipal Rocha Maia - Botafogo
- Hospital Municipal Francisco da Silva Telles - Irajá
- Hospital Municipal Jurandir Manfredini - Jacarepaguá
- Hospital Maternidade Fernando Magalhães - São Cristóvão
- Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth - Praça XV
- Hospital Maternidade Carmela Dutra - Lins de Vasconcelos
- Hospital Maternidade Herculano Pinheiro - Madureira
- Hospital Maternidade Alexander Fleming - Marechal Hermes
- Policlínica Rodolpho Rocco - Del Castilho
- Policlínica César Pernetta - Méier
- Instituto Municipal Philippe Pinel - Botafogo
- Unidade Integrada de Saúde Arthur Villaboim - Paquetá
- UPA de Vila Kennedy
- UPA da Rocinha
- UPA do Complexo do Alemão
- UPA de Manguinhos
- UPA da Cidade de Deus
- UPA de Santa Cruz / João XXIII
- UPA do Engenho de Dentro
- UPA de Madureira
- UPA de Costa Barros
- UPA de Senador Camará
- UPA Paciência
- UPA Sepetiba

17/02/2012 - Prefeitura lança “Rio Carnaval Sem Preconceito 2012”

17/02/2012 - Prefeitura lança “Rio Carnaval Sem Preconceito 2012”

Prefeitura lança “Rio Carnaval Sem Preconceito 2012”

Campanha, que tem como lema "tolerância zero com a discriminação", será veiculada nos meios de comunicação

14/02/2012  » Autor: Texto: Anna Beatriz Cunha / Fotos: AF Rodrigues

Foto: AF RodriguesA Prefeitura do Rio lançou na manhã desta terça-feira, dia 14, a campanha “Rio Carnaval Sem Preconceito”. Sucesso ano passado, a campanha retoma de cara nova e com o propósito de orientar cariocas e turistas contra os mais diversos tipos de preconceito e as formas de denunciá-los. Entre as ações, que vão se espalhar por toda a cidade, será veiculada em rádio, televisão, bailes o samba-enredo composto pelos bambas Arlindo Cruz e Luana Carvalho.


Através da Coordenadoria Especial da Diversidade Social (CEDS), a Prefeitura do Rio une o espírito festivo dessa época à necessidade de se respeitar o próximo com o lema “tolerância zero com a discriminação”.

Em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Teixeira, que estava representando o prefeito Eduardo Paes, falou da importância do poder público na luta contra o preconceito:

Foto: AF Rodrigues- O tema do preconceito, além de suprapartidário, é transversal, de grande abrangência. Não tenho dúvida da capacidade da Coordenadoria de mobilizar e fazer com que o tema ganhe visibilidade dentro de todos nós, nossa indignação com o preconceito.

Além da veiculação do samba, serão distribuídos - em blocos, praias, bailes, aeroportos e na rodoviária Novo Rio - panfletos informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), distribuição de preservativos e lubrificantes provenientes da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil; cartões com telefones úteis aos cidadãos e outras informações sobre os dias de carnaval na cidade, tendo como base o guia da Riotur.

O coordenador da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson, disse que o samba da campanha brada com o preconceito:

- Nossa intenção é apresentar uma campanha que fale pelos Direitos Humanos de todo e qualquer cidadão, independente de sua orientação sexual, de sua raça, de religião. Estamos falando em direito do cidadão. Como diz bem a letra, sem cor e sem crença, vale tudo em nome do amor.

Foto: AF RodriguesO videoclipe da campanha contou com a participação de diversos sambistas e artistas como Noca da Portela, Delegado, Lucinha Nobre e Rogério Dorneles (porta-bandeira e mestre-sala da Portela), Juliana Alves, Suzana Pires, Beth Carvalho e Angela Ro Ro.

Para Luana Carvalho, a compositora do samba enredo, essa é uma das causas mais importantes do mundo.

- Estou muito honrada em fazer parte da campanha dessa maneira: usando a poesia que eu absorvi durante a vida para falar da cidade, para defender os cidadãos e para entra no carnaval com essa bandeira. Eu nasci no carnaval e eu volto agora com essa bandeira.

De sábado de carnaval, dia 18, a Quarta-Feira de Cinzas, 22, o Balcão Carioca da Cidadania Edição Rio Carnaval Sem Preconceito 2012 ficará instalado na Praça General Osório, em Ipanema, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. No local, assistentes sociais vão tirar as dúvidas dos foliões sobre seus direitos e encaminharão possíveis denúncias aos órgãos competentes.

Foto: AF RodriguesO Rio de Janeiro foi pioneiro no país na criação de lei que pune práticas discriminatórias contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs). A lei número 2475/1996, regulamentada pelo Decreto 33.033/2008, assegura que nenhum estabelecimento comercial ou repartição pública do município pode discriminar pessoas em virtude de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

15/02/2012 - Bloco da Prevenção do CMS Athayde!

15/02/2012 - Bloco da Prevenção do CMS Athayde!

VENHAM TODOS PARTICIPAR!        

                                             

03/02/2012 - Grupo de Gestante

03/02/2012 - Grupo de Gestante

Atenção Mamães!
Um convite para todas as gestantes da nossa área.

O próximo grupo de gestantes será no dia 29/02/2012 às 14:00Hs com a assistente social Shirley.
Venham e participem.

Local: CMS Dr. ATHAYDE JOSÉ DA FONSECA. - AUDITÓRIO.

Infográfico

6 Equipes de Saúde
em nossa unidade.
1,156,250 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
19.309 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Dezenove de Abril, S/N - Bangu

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3336-1964

Tecnologia do Blogger.